ARTIGO
27 junho 2025
A Câmara Municipal de Torres Vedras regista com atenção os recentes comunicados do Sport Clube União Torreense (SCUT) e as preocupações manifestadas pela sua Direção. Reafirmamos, com clareza, que estamos ao lado do clube não apenas nos momentos de vitória, mas também – e sobretudo – no trabalho contínuo de promoção do desporto, do desenvolvimento das infraestruturas e elevação de Torres Vedras através do sucesso desportivo que nos traz o SCUT e que muito admiramos.
A colaboração entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e o SCUT tem décadas de história e uma longa lista de apoios concretos, quer financeiros, quer logísticos, e que refletem um compromisso verdadeiro e sério com o crescimento sustentável do clube. Embora a Câmara Municipal não tenha por hábito prestar esclarecimentos públicos relacionados com as entidades ou clubes de quem é parceira, importa abrir uma exceção, por dois motivos:
Primeiro, porque no dia 11 de junho decorreu uma reunião entre o SCUT e representantes da Câmara Municipal na qual foi discutido o primeiro comunicado do clube e que foi, no nosso entendimento, uma ocasião de diálogo construtivo. A reafirmação da primeira posição expressa, através de um segundo esclarecimento, reflete uma postura que não esperávamos e que em nada engrandece o desporto e as instituições envolvidas.
Por outro lado, compreendemos que nem todos os factos são conhecidos pelos munícipes e entendemos ser também nossa obrigação esclarecer com transparência tudo o que já foi feito pela Câmara Municipal em benefício do SCUT:
Perante o exposto, é fundamental sublinhar que a Câmara Municipal de Torres Vedras está comprometida em apoiar de forma equilibrada todos os clubes do Concelho, independentemente da sua dimensão ou modalidade, apostando, fundamentalmente, na formação de crianças e jovens. O desenvolvimento desportivo local só se concretiza com uma política inclusiva que garanta condições e oportunidades para todas as coletividades, promovendo a prática desportiva e o crescimento saudável da comunidade.
É importante referir também que esta nomeação de apoios não expressa arrependimento, mas antes a consciência tranquila de que sempre estivemos ao lado do SCUT nos momentos difíceis e de derrota.
Sabemos que o caminho de um clube ambicioso exige mais. Felicitámos com orgulho a equipa feminina pela conquista histórica da Taça de Portugal, celebrámos com os adeptos este feito memorável e continuaremos a partilhar com as famílias torrienses o entusiasmo de ver os seus filhos a jogar com a camisola azul-grená, dentro e fora de campo.
Estamos disponíveis para continuar a caminhar com o SCUT – com a sua Direção, mas sobretudo com os seus jogadores e atletas, com os seus fãs e apoiantes. Porque o que o Desporto nos ensina é que, além de ambição, é preciso cooperação.
Viva o Torreense. Viva Torres Vedras.