Programas Desportivos Escolares

MINI AGOSTINHAS

Em Torres Vedras, os mais pequenos aprendem a pedalar com o projeto "Mini Agostinhas", uma Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) proporcionada aos alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico.

O contacto das crianças com a bicicleta em contexto escolar tem como objetivo promover a mobilidade sustentável e estilos de vida mais saudáveis. Para isso, são desenvolvidas atividades dirigidas a alunos, mas também a professores.

De forma a incentivar a comunidade escolar a utilizar este meio de transporte, foram ainda criados estacionamentos para bicicletas no interior de várias escolas.

As "Mini Agostinhas" resultam de uma parceria estabelecida com a empresa municipal Promotorres e inserem-se na aposta do Município de Torres Vedras na mobilidade sustentável, contribuindo para a mitigação das alterações climáticas.

PROGRAMA DE COADJUVAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO 1º CICLO

Em Torres Vedras, os alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico contam com mais um professor, que auxilia o professor titular da turma a lecionar e avaliar as competências de Expressão Físico-Motora.

As turmas são acompanhadas por um professor de Educação Física uma vez por semana. Ao longo de uma hora, o trabalho em torno da Expressão Físico-Motora procura melhorar a aptidão física das crianças, fomentando a prática de atividades físicas e desportivas tanto na escola, como na vida lá fora. No horizonte está a aquisição de competências motoras básicas, a par da prevenção do sedentarismo e da adoção de estilos de vida saudáveis.

A falta de pré-requisitos motores dos alunos que chegam aos restantes níveis do Ensino Básico e até ao Ensino Secundário é um dos problemas identificados pelos professores de Educação Física dos seguintes níveis de ensino. Em Torres Vedras, a resposta a este diagnóstico passa por dar mais relevância à Educação Física no plano curricular.

Para trabalhar as competências de Educação Física previstas nas Aprendizagens essenciais para o primeiro ciclo do Ensino Básico, alia-se, ainda, o trabalho desenvolvido pelos professores das atividades físicas e desportivas das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

OFERTA CURRICULAR DE NATAÇÃO

Em Torres Vedras, os alunos do 3.º e 4.º ano do Concelho têm aulas de natação uma vez por semana, concluindo o 1.º ciclo do Ensino Básico com a adaptação ao meio aquático realizada e as técnicas base de natação adquiridas.

Foi desta forma que mais de 15.000 crianças aprenderam a nadar durante os últimos 20 anos.

Com mais de 20 km de costa, a adaptação ao meio aquático e a natação são fundamentais em Torres Vedras, um dos primeiros municípios a implementar a aprendizagem da natação em tempo curricular.

O Município conta com a parceria dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras e das piscinas de A dos Cunhados, através da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira.

 

PRIMEIRA ONDA – Surf nas Atividades de Enriquecimento Curricular

O “Primeira Onda” leva o surf a cerca de 500 alunos do concelho de Torres Vedras. O projeto promove a iniciação à modalidade junto das turmas do 3.º e 4.º ano das freguesias do litoral.

Às aulas com professores certificados pela Federação Portuguesa de Surf, aliam-se as sessões relacionadas com ambiente e segurança. Desta forma, pretende-se aumentar o conhecimento e a segurança no mar, assim como promover a ecologia marinha, a educação ambiental e a cidadania.

A iniciativa é coordenada pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com os agrupamentos de escolas São Gonçalo e Vítor Melícias, a Associação Sealand Santa Cruz e as escolas de surf locais.

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC)

As AEC pretendem garantir a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico, de forma gratuita, um conjunto de atividades enriquecedoras do currículo e das aprendizagens.

O Município e os quatro agrupamentos escolares do concelho, reconhecem a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento global da criança. Decorrente de uma reflexão conjunta, têm vindo a apostar na promoção das AEC num contexto mais informal, não só reestruturando as atividades já existentes, mas também, conceptualizando ativdades mais práticas, em ambientes exteriores e com uma forte componente lúdica.

No âmbito da promoção da atividade física, são proporcionadas as seguintes AEC:

  • Atividade Física e Desportiva  (promove o desenvolvimento das capacidades motoras)
  • Um, Dó, Li, Tá (promove experiências e atividades lúdicas ao ar livre);
  • Voleibol (promove o primeiro contacto com a modalidade)