Em Torres Vedras, os mais pequenos aprendem a pedalar com o projeto "Mini Agostinhas", uma Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) proporcionada aos alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico.
O contacto das crianças com a bicicleta em contexto escolar tem como objetivo promover a mobilidade sustentável e estilos de vida mais saudáveis. Para isso, são desenvolvidas atividades dirigidas a alunos, mas também a professores.
De forma a incentivar a comunidade escolar a utilizar este meio de transporte, foram ainda criados estacionamentos para bicicletas no interior de várias escolas.
As "Mini Agostinhas" resultam de uma parceria estabelecida com a empresa municipal Promotorres e inserem-se na aposta do Município de Torres Vedras na mobilidade sustentável, contribuindo para a mitigação das alterações climáticas.
Em Torres Vedras, os alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico contam com mais um professor, que auxilia o professor titular da turma a lecionar e avaliar as competências de Expressão Físico-Motora.
As turmas são acompanhadas por um professor de Educação Física uma vez por semana. Ao longo de uma hora, o trabalho em torno da Expressão Físico-Motora procura melhorar a aptidão física das crianças, fomentando a prática de atividades físicas e desportivas tanto na escola, como na vida lá fora. No horizonte está a aquisição de competências motoras básicas, a par da prevenção do sedentarismo e da adoção de estilos de vida saudáveis.
A falta de pré-requisitos motores dos alunos que chegam aos restantes níveis do Ensino Básico e até ao Ensino Secundário é um dos problemas identificados pelos professores de Educação Física dos seguintes níveis de ensino. Em Torres Vedras, a resposta a este diagnóstico passa por dar mais relevância à Educação Física no plano curricular.
Para trabalhar as competências de Educação Física previstas nas Aprendizagens essenciais para o primeiro ciclo do Ensino Básico, alia-se, ainda, o trabalho desenvolvido pelos professores das atividades físicas e desportivas das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).
Em Torres Vedras, os alunos do 3.º e 4.º ano do Concelho têm aulas de natação uma vez por semana, concluindo o 1.º ciclo do Ensino Básico com a adaptação ao meio aquático realizada e as técnicas base de natação adquiridas.
Foi desta forma que mais de 15.000 crianças aprenderam a nadar durante os últimos 20 anos.
Com mais de 20 km de costa, a adaptação ao meio aquático e a natação são fundamentais em Torres Vedras, um dos primeiros municípios a implementar a aprendizagem da natação em tempo curricular.
O Município conta com a parceria dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras e das piscinas de A dos Cunhados, através da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira.
O “Primeira Onda” leva o surf a cerca de 500 alunos do concelho de Torres Vedras. O projeto promove a iniciação à modalidade junto das turmas do 3.º e 4.º ano das freguesias do litoral.
Às aulas com professores certificados pela Federação Portuguesa de Surf, aliam-se as sessões relacionadas com ambiente e segurança. Desta forma, pretende-se aumentar o conhecimento e a segurança no mar, assim como promover a ecologia marinha, a educação ambiental e a cidadania.
A iniciativa é coordenada pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com os agrupamentos de escolas São Gonçalo e Vítor Melícias, a Associação Sealand Santa Cruz e as escolas de surf locais.
As AEC pretendem garantir a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico, de forma gratuita, um conjunto de atividades enriquecedoras do currículo e das aprendizagens.
O Município e os quatro agrupamentos escolares do concelho, reconhecem a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento global da criança. Decorrente de uma reflexão conjunta, têm vindo a apostar na promoção das AEC num contexto mais informal, não só reestruturando as atividades já existentes, mas também, conceptualizando ativdades mais práticas, em ambientes exteriores e com uma forte componente lúdica.
No âmbito da promoção da atividade física, são proporcionadas as seguintes AEC: