ARTIGO
6 janeiro 2021
O torriense Renato Pereira, árbitro da Associação de Futebol de Lisboa, foi distinguido com o Prémio Cartão Branco, referente à época desportiva de 2019/2020. Trata-se de um prémio atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto, e pela Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal.
O Prémio Cartão Branco pretende distinguir quem mais promoveu os objetivos do Cartão Branco durante a época desportiva anterior. Estes prémios são atribuídos anualmente em três categorias: Prémio Cartão Branco – Entidades, Prémio Cartão Branco – Árbitros e Prémio Revelação do Cartão Branco.
O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. Cabe ao árbitro ou juiz da partida exibir o Cartão Branco sempre que observe um comportamento merecedor do mesmo. Este recurso foi implementado em 2015 pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, no âmbito da intervenção e prossecução dos objetivos do Plano Nacional de Ética no Desporto, em parceria com a Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal.