ARTIGO

Eurosurf em destaque no Santa Cruz Ocean Spirit mais verde de sempre

13 julho 2019

A 13ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit tem regresso marcado entre os dias 19 e 28 de julho, na Praia do Mirante, em Santa Cruz. O Festival Internacional de Desportos de Ondas foi ontem apresentado em conferência de imprensa realizada no Noah Surf House, com a presença de vários elementos da organização.

Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, realçou a importância das preocupações ambientais associadas ao evento, que nesta edição aderiu mais uma vez o "Sê-lo Verde", sendo o único evento desenvolvido na praia que tem este "carimbo" de sustentabilidade ambiental. 

O Festival conta com um vasto programa desportivo, tendo "o surf como âncora, mas não desmerecendo todos os outros desportos de ondas", sublinhou a vereador da Atividade Física da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues. Para além do surf, o evento caracteriza-se pela realização de provas nacionais e internacionais nas modalidades de longboardskimboardkayaksurfwaveski e bodysurf.

Nesta edição a "prova rainha" será o Eurosurf, que vem pela primeira vez a Santa Cruz, trazendo as 15 melhores seleções europeias, realçou Frederic Rebelo, da Associação Sealand Santa Cruz. Na ocasião, avançou ainda que são esperados entre 100 a 120 atletas neste prova, que decorre de 20 a 28 de julho. O Internacional de Skimboard Santa Cruz, a prova mais antiga do evento, o Campeonato Nacional de Bodysurf Ocean Spirit Pro e o Kayaksurf & Waveski Session também voltam a marcar presença na programação desportiva, contando com a participação de mais de uma centena de atletas.

Já o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, realçou a versatilidade do evento que já acolheu provas de inúmeras modalidades ao longo das 12 edições passadas. Relativamente à edição deste ano, João Aranha destacou a ação de surf adaptado, promovida pela SURFaddict - Associação Portuguesa de Surf Adaptado, que irá decorrer no dia 24 de julho.

O presidente da empresa municipal Promotorres, Rui Penetra, frisou que este é um festival de desportos de ondas, que é complementado com outras atividades que "permitem viver a praia na sua plenitude". O destaque foi para a componente musical que tem um novo conceito, com concertos de entrada livre, que duram até 1h00, sob o mote "Músicas do Mundo". A programação, com a curadoria do artista torriense Rúben Monteiro, conta principalmente com bandas portuguesas e algumas internacionais, que tocam sonoridades dos vários cantos do mundo, esclareceu Rui Penetra.

A Fun Zone é uma das novidades desta edição do Santa Cruz Ocean Spirit. Trata-se de uma zona de experimentação que vai contar com um mini halfpipe, trampolins e segways. A diversão para pequenos e graúdos não termina aqui, havendo também várias atividades a decorrer na piscina instalada no recinto do evento, aulas de fitness e atividades de cariz ambiental que decorrem na tenda pedagógica, que tem como tema "Do rio ao mar sem lixo". 

 

Eurosurf em destaque no Santa Cruz Ocean Spirit mais verde de sempre

Mais Artigos