ARTIGO
12 junho 2024
A iniciativa “Respira a Vida”, promovida pela Associação de Transplantados Pulmonares de Portugal, passou por Torres Vedras nos passados dias 5 e 6 de junho.
De referir que esta iniciativa consistiu na realização de um percurso em bicicleta, em quatro etapas diárias, o qual teve início no dia 3 de junho em Viana do Castelo, por um grupo de 13 elementos, dois dos quais são transplantados pulmonares (Carlos Plácido e Augusto Ferreira).
O término da terceira etapa da iniciativa, a qual decorreu no dia 5 de junho, entre Leiria e Torres Vedras, teve lugar no exterior do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, onde os ciclistas participantes e restante comitiva foram recebidos pelo vereador da Câmara Municipal, Nélson Aniceto.
Já no interior do Museu Joaquim Agostinho, Nélson Aniceto, numa alocução que efetuou, realçou a resiliência de Carlos Plácido e Augusto Ferreira, bem como a importância da prática desportiva e da adoção de estilos de vida saudáveis. Logo de seguida usou da palavra a presidente da Associação de Transplantados Pulmonares de Portugal, Ana Ribeiro, que aproveitou o momento para agradecer ao Município a recetividade do mesmo à iniciativa “Respira a Vida”.
Posteriormente foi proporcionado à comitiva da iniciativa a visita ao Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho e um jantar no restaurante Quinta Ementa.
Ao início da manhã de 6 de junho essa comitiva partiu de Torres Vedras rumo a Lisboa, mais concretamente ao Hospital de Santa Marta (o centro de referência único no país na área dos transplantes pulmonares), local onde terminou a iniciativa “Respira a Vida”.
Refira-se que a mesma contou com um vasto conjunto de parceiros, de entre os quais a Câmara Municipal.