ARTIGO
9 março 2023
No dia 15 de abril, Torres Vedras receberá o evento desportivo “Linhas de Torres - Running Challenge”. O evento, que consiste num conjunto de provas de trail, foi apresentado no dia 6 de março, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho, em Torres Vedras.
O fundador do evento, António Teixeira Duarte, explicou que este ano existirão quatro distâncias: 100 km, 42 km, 10 km e 6 km. A ultramaratona (individual e equipa) de 100 km irá unir Vila Franca de Xira a Torres Vedras, passando por locais como a Serra do Socorro e o Castro do Zambujal. O evento contempla, ainda, uma maratona trail (individual) de 42 km, entre Mafra e Torres Vedras, uma corrida de 10 km e uma caminhada de 6 km.
“Para nós, é muito agradável poder receber, juntamente com os outros municípios, este evento”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, destacando a importância de promover o contacto com as Linhas de Torres Vedras através de eventos desportivos.
A subdiretora-geral da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Maria João Rocha Marques, destacou o cariz solidário da iniciativa, cujas receitas remetem a favor da Associação dos Deficientes das Forças Armadas. “As provas que integram este evento têm em comum uma componente histórico militar significativa, pois têm um cenário evocativo das Linhas de Torres”, sublinhou.
A apresentação contou, ainda, com a presença de Ana Umbelino, vice-presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres; do Major General António Cavaleiro, assessor do Gabinete do Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas; de Cândido Manuel Patuleia Mendes, tesoureiro da Associação dos Deficientes das Forças Armadas; e da Tenente Marguerita Magnani, presidente do Comittee CISM Track&Fields and Marathon.
O evento "Linhas de Torres - Running Challenge", realizado pela primeira vez em 2013, visa homenagear todos aqueles que construíram e defenderam o sistema defensivo das Linhas de Torres Vedras, inserido nos concelhos de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.