ARTIGO
17 novembro 2014
Torres Vedras foi mais uma vez distinguido como um dos “Melhores Municípios para Viver” no âmbito de uma iniciativa promovida pelo jornal Sol e pelo Instituto de Tecnologia Comportamental.
Essa distinção, atribuída na categoria Social, deveu-se ao projeto “Todos à Escola!”.
O respetivo prémio foi atribuído no dia 12 de novembro, no Instituto Politécnico de Tomar, no decorrer da conferência “Melhores Municípios para Viver 2014”.
De referir que aquele projeto baseia-se no conceito de Escola a Tempo Inteiro, o qual começou a ser implementado no concelho em 2006/2007, sendo facultativo, gratuito e acessível a todas as crianças do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública.
Este projeto foi delineado para responder a uma prioridade educativa distinta e realizar uma intervenção pedagógica capaz de dar resposta às necessidades das crianças, criando também espaços de abertura à comunidade educativa.
O “Todos à Escola!” inclui um conjunto de atividades:
“Yes” – trata-se da aprendizagem da língua inglesa para todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico;
- “Do, Ré, Mi” – fomenta o desenvolvimento da literacia musical em alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade;
- “Ser a Brincar” – exercita a expressão dramática com alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade;
- Ateliês “Empreender Criança” – educam para o empreendedorismo e a literacia financeira alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade;
- “Splash” – atividade de natação e de adaptação ao meio aquático destinada aos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade;
- “Mexe-te” – proporciona a atividade física e desportiva a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, a que acresce a aprendizagem de golfe, rugby, surf ou andebol.
O “Todos à Escola” envolve parcerias com agrupamentos de escolas, tecido associativo e juntas de freguesia.
O balanço até ao momento do programa é bastante positivo tendo em conta a sua adesão (sempre superior a 98%), bem como o facto de promover a participação de outros profissionais nas escolas, de permitir elaborar horários escolares mais dinâmicos, de proporcionar um trabalho docente mais interativo, de conceder uma resposta mais equitativa às famílias e de tornar a escola mais viva, multifacetada, criativa e inteligente.