ARTIGO
27 janeiro 2022
No passado dia 21 de janeiro, o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho visitou o Museu 2 Rodas, situado no Velódromo Nacional de Sangalhos, no concelho de Anadia, para uma reunião de trabalho focada na cooperação entre os museus e os municípios de Torres Vedras e Anadia. A visita ao Museu 2 Rodas foi acompanhada pelo presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, e ocorreu em simultâneo com o primeiro dia de competição do Troféu Internacional Município de Anadia 2022 de ciclismo de pista.
O Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho foi recebido pelos técnicos da Câmara Municipal de Anadia responsáveis pelo Museu 2 Rodas, Pedro Dias e Teresa Monteiro. A visita guiada ao museu, localizado no Centro de Alto Rendimento de Anadia, foi assinalada sobretudo pela partilha de memórias e conhecimentos entre os museus, a Câmara Municipal de Anadia e a Federação Portuguesa de Ciclismo representada por Delmino Pereira, que refere que “é fundamental que continue a existir esta cooperação entre museus dedicados ao ciclismo”.
O intuito da reunião de trabalho entre os museus foi de propor novas formas de dinamizar a cultura e o património do ciclismo nacional e internacional que ambos investigam, tratam e promovem e de discutir ideias para futuras parcerias entre os museus e respetivos municípios.
A competição Troféu Internacional Município de Anadia 2022 reuniu 180 ciclistas no Velódromo Nacional de Sangalhos, oriundos de 24 países, distribuídos pelas seguintes disciplinas de ciclismo de pista: velocidade, keirin, perseguição individual, scratch, corrida por pontos, omnium e madison. Destacam-se os ciclistas portugueses, em representação da Seleção Nacional, Ivo e Rui Oliveira, que alcançaram a vitória na prova madison com 32 pontos - um ponto a mais do que os segundos classificados Yoeri Havik e Vincent Hoppezak, dos Países Baixos.