ARTIGO
15 julho 2024
A 47ª edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho decorreu entre os dias 11 e 14 de julho na região do Oeste. Orluis Aular da equipa espanhola Caja Rural foi o grande vencedor desta edição do troféu.
O Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho acolheu novamente o secretariado da prova organizada pela a UDO - União Desportiva do Oeste.
18 equipas alinharam à partida no habitual prólogo de 8 km na vila do Turcifal de onde partiram os 120 ciclistas. A vitória do contra-relógio e a camisola amarela ficaram entregues a Rafael Reis, da Sabgal Anicolor, pelo segundo ano consecutivo.
A primeira etapa ligou a Foz do Arelho à Lourinhã e foi conquistada pelo espanhol David González, da equipa Caja Rural.
A segunda etapa teve início nas Brejenjas, terra natal de Joaquim Agostinho, e terminou em Torres Vedras, junto à estátua de Joaquim Agostinho, com as habituais passagens no circuito de Torres Vedras. A etapa foi vencida ao sprint por Orluis Aular.
A etapa rainha partiu da Atouguia da Baleia em direção ao alto de Montejunto e teve como vencedor Afonso Eulálio, da ABTF - Betão Feirense.
De referir ainda que este grande prémio de ciclismo é organizado pela União Desportiva do Oeste em estreita parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras. A prova integra o calendário da UCI - Union Cycliste Internationale há mais de 40 anos consecutivos.