ARTIGO
27 setembro 2004
O Programa de Homenagem a Joaquim Agostinho chegou ao seu término com o lançamento, no dia 25 de Setembro, no Edifício dos Paços do Concelho, de uma Fotobiografia alusiva ao ciclista (com texto do jornalista Guita Júnior e prefácio do prof. E. Marçal Grilo), a que se seguiu um jantar de homenagem a ciclistas do concelho de Torres Vedras, nos claustros do Convento da Graça, em Torres Vedras.
Segundo Marçal Grilo «vinte anos depois do seu desaparecimento, Agostinho continua a ser a grande referência do ciclismo português. As homenagens que lhe são prestadas, neste ano de 2004, são a demonstração de que o País não o esqueceu e de que ele é o exemplo de força e preserverança de um homem que, iniciando tarde uma carreira como ciclista, conseguiu ser um dos atletas portugueses mais famosos a nível internacional. O que ele teria sido noutras circunstâncias e num país estruturado para captar os seus jovens para o desporto e para a alta competição, ninguém sabe», acrescenta ainda o ex-Ministro da Educação no prefácio da Fotobiografia de Joaquim Agostinho.
Recorde-se que o Programa de Homenagem a Joaquim Agostinho contemplou ainda a Exposição "Vida de Campeão" que esteve patente no Edifício dos Paços do Concelho, entre os dias 29 de Maio e 25 de Setembro; o. 27.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho, corrido entre os dias 7 e 11 de Julho, nas estradas da região; e o Campeonato da Europa de Veteranos, que se realizou nos dias 24 e 25 de Julho, em Torres Vedras.