ARTIGO

Ricardo Mestre venceu pelo segundo ano consecutivo o Troféu Joaquim Agostinho

18 julho 2012

As estradas da Estremadura e do Ribatejo receberam mais uma vez aquele que é o evento velocipédico nacional que está há mais anos inscrito no respetivo calendário internacional – o Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras / Troféu Joaquim Agostinho.


Ricardo Mestre (da Carmin – Prio – Tavira) foi, à semelhança do ano transato, o vencedor do mesmo em termos individuais. A edição deste ano do Troféu Joaquim Agostinho, que decorreu entre os dias 12 e 15 de julho, acolheu, como já é normal, a elite do ciclismo nacional, tendo contado com a participação de 123 atletas de 18 equipas, 7 das quais estrangeiras (oriundas da Grã-Bretanha, Rússia, Argentina, Espanha e Grécia).


De referir que esta edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras apresentou características diferentes: começou com um prólogo (que se desenrolou em Torres Vedras e nas suas imediações), que foi seguido de três etapas, sendo que a última não foi como habitualmente o Circuito de Torres Vedras (que se constituiu como a segunda etapa) mas a “etapa-rainha”, que tem terminado nos últimos anos no Parque Eólico da Carvoeira.


No que se refere a outros resultados da prova, de mencionar que Iker Camaño (da Endura Racing) e José Gonçalves (da Onda-Boavista) ocuparam os outros dois lugares do pódio relativo à classificação individual; a Onda-Boavista venceu em termos coletivos; Sérgio Ribeiro (da Efapel-Glassdrive) ganhou na classificação por pontos; Mikhail Antonov (da Lokosphinx) levou a melhor no prémio de montanha; César Fonte (da Efapel-Glassdrive) superiorizou-se nas metas volantes; e a José Gonçalves (da Onda-Boavista) coube o prémio de juventude.

Referencia ainda, no âmbito desta edição de 2012 do Troféu Joaquim Agostinho, para a realização do Primeiro Memorial Joaquim Agostinho, no dia 14 de julho, a partir do monumento a este ciclista, que consistiu numa iniciativa com duas componentes: uma de passeio, com 61 quilómetros; a que se seguiu uma outra, de competição, com 27 quilómetros, que foi ganha pelo veterano Luís Machado.

O 35.º Grande Prémio de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho foi mais uma vez organizado pela União Desportiva do Oeste em estreita colaboração com a Câmara Municipal.


Mais informação sobre o evento pode ser consultada no seu site (acessível em: www.trofeujoaquimagostinho.com).

Ricardo Mestre venceu pelo segundo ano consecutivo o Troféu Joaquim Agostinho

Mais Artigos