A Sociedade Columbófila de Torres Vedras nasceu em 8 de Dezembro de 1947.
O seu principal fundador foi António Borba, já falecido, o qual, na altura já possuía pombos-correio. António Borba começou, então, a oferecer pombos-correio aos seus amigos. Instigado por um seu familiar residente em Lisboa, que também criava pombos-correio e conjuntamente com aqueles amigos a quem tinha ofertado estas aves, resolveu fundar a Sociedade Columbófila de Torres Vedras, que teve a sua primeira sede na Rua Tenente Valadim, onde se manteve até Setembro de 1963, depois passou para a Rua Dr. Aleixo Ferreira, onde se manteve até 2004. Várias pessoas tiveram papel preponderante na continuidade da iniciativa de António Borba, tais como Alfredo Saraiva, José dos Santos, Aníbal dos Santos Gaspar, Acácio dos Santos, Valdemar Pereira, Manuel Pereira e tantos outros.
Criada a coletividade, começaram os seus associados a entrar em competição local, embora com dificuldades, que foram muitas. Esta coletividade já organizou ao longo da sua vida dez exposições, sendo três delas a nível nacional. Atualmente tem a sua sede própria no Choupal, Rua da Sociedade Columbófila, edifício mágnifico, inaugurado em 08 de Dezembro de 2000 pelo Presidente da Câmara, Dr. Carlos Manuel Soares Miguel.
Somos uma das principais Coletividades inscritas na Associação Columbófila do Distrito de Lisboa, associada na Federação Portuguesa de Columbofilia. Participamos em Campanhas Desportivas da Associação, da Federação e em Campeonatos Internos Próprios, recenseando cerca de 3.000 atletas, Pombos-Correio anualmente. Os nossos atletas têm-se distinguido ao longo dos anos, obtendo excelentes classificações a nível Nacional e Internacional, sendo de referir um 1º lugar obtido em 2015 na categoria de Stander Olímpico apurado para integrar a Seleção Portuguesa nas Olimpíadas 2015 a realizar em Budapeste na Hungria.
Notas