A Orientação é um desporto praticado ao livre, em que o objetivo é passar por todos os pontos de um percurso marcado no terreno (pontos de controlo / balizas), no mínimo tempo possível, com a ajuda de um mapa. A bússola é de uso facultativo. Pode ser praticada por pessoas de todas as idades.
Os percursos de orientação do Parque Verde da Várzea dividem-se em dois tipos: linear e aleatório. Os percursos lineares devem ser realizados pela ordem indicada no mapa. Existem quatro percursos lineares com graus de dificuldade diferentes: acessível, fácil, médio, difícil. O percurso aleatório pode ser realizado pela ordem que o participante entender ser a melhor.
Poderá realizar os percursos com a ajuda de um mapa ou através da aplicação iOrienteering.
Orientação com mapa
O mapa em suporte de papel pode ser levantado no Centro de Educação Ambiental, no Parque Verde da Várzea, ou no ATV – Académico de Torres Vedras. Também poderá descarregá-los nesta página:
Ao realizar os percursos com a ajuda de um mapa, deverá ter em atenção as seguintes indicações:
Orientação com aplicação móvel iOrienteering
Descarregue e instale a aplicação iOrienteering no seu telemóvel. Não é obrigatório fazer o registo, exceto se desejar comparar os tempos com outros participantes. Dirija-se junto ao painel de informações no Parque Verde da Várzea (entrada do parque infantil).
Recomendações
Respeite os restantes utilizadores do Parque Verde da Várzea.
Não danifique a vegetação.
É da responsabilidade do participante decidir a utilização dos percursos em função da sua condição física.